O que é uma Corrente elétrica?🔌
É o fluxo ordenado de elétrons ou de cargas elétricas em movimento. Sendo assim, para que ocorra condução de corrente elétrica em um circuito é necessário que em toda sua extensão existam cargas elétricas e que estas possam se movimentar. Um material é dito condutor se for capaz de efetuar um transporte de carga elétrica sob a forma de uma corrente elétrica. Já um material é dito isolante quando não for capaz de conduzir ou conduz pouquíssima corrente elétrica.
Usando a condutividade elétrica para caracterizar os átomos e moléculas
Existem substâncias que se decompõem facilmente por ação do calor, outras por ação da luz, outras ainda por ação mecânica e outras por meio de energia elétrica para que se possam transformar.
O processo de condução elétrica acontece geralmete em metais, pois este tipo de substância possui um bom ordenamento em sua estrutura cristalina, e também elétrons livres que podem se locomover através da rede de átomos. Os elétrons se movimentam em virtude das diferenças de potencial aplicadas nas extremidades deste material. Estas diferenças de potencial surgem devido à falta de elétrons em algumas regiões e à sobra de elétrons em outra região. A diferença de potencial está associada às forças de atração entre as cargas elétricas. Ou seja, a região de carga positiva, onde faltam elétrons, atrai os elétrons, de carga negativa.
Durante o deslocamento destas cargas ocorrem interações entre os elétrons e a cadeia de átomos.
Por exemplo, quando se coloca o cloreto de cobre (II) em solução aquosa, este decompõe-se por ação da corrente elétrica libertando-se cloro e formando-se cobre (sólido de cor castanho-avermelhada).
Obs.: Eletrólitos: São substância que, dissociada ou ionizada, origina íons positivos (cátions) e íons negativos (ânions), pela adição de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade.
Uma substância pode ser considerada em Eletrólito forte ou um eletrólito fraco?
Sim. Visto que, substância que está completamente ionizada em solvente. Suas soluções conduzem eletricidade melhor que o soluto puro. Sendo assim caracterizada com um eletrólito forte. Em contra partida, uma substância molecular que está parcialmente ionizada em solução, ou seja, possui íons livres na solução, assim como possui moléculas, que caracteriza a solução pela pouca condutividade elétrica é considerado um eletrolito fraco.
- Classificar alguns materiais como condutores ou isolantes.
- Classificar substâncias como eletrólitos ou não-eletrólitos.
ATENÇÃO!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário